Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Concerto de Arthur Moreira Lima (no dia 13/04/2011)

Um dos ícones do piano Brasileiro esteve aqui, em nossa cidade, com seu projeto Um piano pela estrada.

Conhecia o trabalho do pianista apenas de ouvir falar e escutar algumas de suas gravações, dos Noturnos de Chopin, Valsas e Polonaises. O que podemos dizer deste pianista? Uma descrição simples  seria: um dos melhores pianistas, figura entre a elite do piano mundial.

Sobre Arthur Moreira Lima

Arthur Moreira Lima, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade, tendo tocado junto à Orquestra Brasileira aos 9 anos, um concerto de Mozart para piano e orquestra. Já considerado prodígio, progrediu em seus estudos, e projetou-se internacionalmente através do concurso Chopin, de Varsovia (onde foi premiado), e posteriormente nos concursos Leeds e Tchaikovsky.

É considerado um dos maiores ícones do piano romântico, com grande ênfase em F. F. Chopin, tendo recebido muitos elogios pela crítica especializada durante toda a sua carreira. Também já executou concertos junto às maiores orquestra do mundo, como a Sinfônica de Berlin, Rádio BBC dentre outras.

Ao lado de João Carlos Martins e Nelson Freire, é um dos nomes mais importantes do piano em nosso país, já tendo feito apresentações em conjunto com J. C. Martins, na época em que o mesmo tocava Piano, apresentações estas conhecidas como "Bach e Chopin" (Bachopin), e que inclusive rendeu um LP.

Dias atuais

Mesmo estando em uma situação confortável na Europa, onde já possui fama e está próximo a critica especializada, retornou ao Brasil, e está em uma turnê pelo país, chamada "Um piano pela estrada". Esta turnê possui objetivo de levar música de qualidade a todos os cantos do Brasil, em um ideal de disseminação da música clássica/erudita, afim de contribuir com a reforma cultural e, resgatando inclusive, a Música Popular (MPB) e Erudita Brasileira.

Com um piano dentro de um caminhão, que transforma-se em palco, é possível efetuar concertos com qualidade em qualquer lugar. Junto, sempre está um afinador para efetuar os devidos ajustes no instrumento, e uma equipe de suporte para montar o piano e o palco, e efetuar todas as demais tarefas por trás dos bastidores, como ajustes de luzes, som, controle de câmeras e etc.

Caminhão do projeto
O projeto já passou por mais de 300 cidades desde seu início levando música erudita de qualidade a todos.

O repertório das apresentações passa por Bach, Beethoven, Chopin,  Liszt, Villa Labos, Ernesto Nazareth, Pixinguinha,  dentre outros. Arthur empre gosta de dar uma ênfase especial aos compositores Brasileiros, já esquecidos pela população em geral, justamente para auxiliar neste processo de recontrução culturam de nosso país.


Quem quiser saber mais, acesse o site do pianista:
http://www.arthurmoreiralima.com.br

Em seu site, está publicada a Biografia completa, bem como, informações referente a sua turnê pelo Brasil.

Abaixo, uma "palhinha" do que foi o concerto.

Já aviso que as gravações foram efetuadas em um celular Xing Ling, logo, o áudio e a qualidade de vídeo não são bons, mas dá para ter uma idéia.



Bach - Jesus Alegria dos Homens




Chopin - Polonaise Op 53 (A#m)





Villa Lobos - Trenzinho caipira*  e uma de suas Cirandas





*Trenzinho Caipira: Transcrição da Toccata da Bachiana nº2 para piano

Nenhum comentário:

Postar um comentário