Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Leitura de notas - A Batalha: Parte 2

O Solfejo rezado, tempo, e metrônomo.

Sempre tive grandes problemas com o metrônomo. No fim das contas, nunca fomos bons amigos. Ele sempre teima em correr na minha frente, ou ficar para trás.

Agora estou na batalha para tentar corrigir isto, e fui atrás de algumas dicas com o Pastor Mateus Lang, que também é professor de música. Mas primeiramente, vou relatar aqui como iniciei este processo, antes das dicas, e onde "esbarrei".

O solfejo resado


No tópico anterior (link), comentei que tenho por habito, ler e solfejar as músicas antes de toca-las, como forma de facilitar a leitura ao piano e a memorização das obras. Como forma de melhorar a noção de tempo, tenho feito isto junto com um metrônomo, e não tenho tido dificuldade neste ponto, porém, ao ir ao piano a coisa fica mais complicada.

Ao tentar tocar com a mão direita, consigo seguir o tempo que o metrônomo marca, tocando apenas a mão esquerda, o mesmo caso ocorre (com um pouco mais de dificuldade, devo dizer). Porem, ao juntar as duas mãos...... Não preciso nem dizer que músicas contraponteadas tornam-se um "Deus nos acuda".

Dicas


Converçando com o Pastor Mateus, ele passou-me algumas dicas básicas para tentar resolver estes problemas.
Todas elas sem excessão requerem muita força de vontade, paciência e perceverança, pois chega um momento que você quer jogar o metronômo pela janela.


  1. Solfeje a música, cuidando o tempo. Com metrônomo ligado, bata a mão ou o pé junto com ele, isto vai ajudar na percepção de tempo, principalmente em contraponto.
  2. Se tive dificuldade com um andamento, diminua a velocidade, até que consiga seguir o tempo certinho
  3. Passe para o  piano, faça o mesmo processo tocando com a mão direita, e depois repita com a esquerda. Se quiser, pode-se tocar o mesmo que toca na mão direita com a esquerda
  4. Comece a juntar a música, (as duas mãos) com o metrônomo bem lento. Esta para mim tem sido a pior parte. Lembro-me de fazer um exercício nos tempos do Instituto de Música que talvez ajude neste caso, que vou relatar mais adiante.
  5. Aumente a velocidade do metronômo conforme for avançando.

Seguindo estas dicas, com o tempo a coisa torna-se mais fácil. Mas, enquanto isto, é um martírio.

Meu maior problema é já estar tocando músicas complexas, e ter esta dificuldade. Logo, beira ao "impossível" resolver problemas de tempo em obras como a Sonata n10 de Beethoven, por exemplo, juntamente por ela ser uma obra mais complexa.


Duas vozes/Duas mãos e o solfejo rezado
      - Treinando fora do piano

Neste caso, sugiro a compra de um livro de ensino musical e solfejo rezado. Existem alguns, agora não me lembro o nome, eu tenho fotocópia de um deles em casa, da época do Instituto.

Basicamente, nestes livros, você avança aos poucos, começando do mais fácil (apenas uma "voz"), e posteriormente "duas vozes". O livro de solfejo rezado não possui clave, apenas uma linha, as notas subdivididas em seus devidos compassos sobre esta linha, ou seja, não existe "tonalidade", apenas ritmo. 

Exercício de solfejo rezado
O exercício nº 12 acima, pode ser feito "cantando" o ritmo, o "batendo-o" em uma mesa, sempre seguindo um metrônomo, o exercício nº 13, já é para duas vozes, onde você marca a primeira linha com a mão direita, e a segunda com a esquerda, seguindo o metrônomo.

Neste caso, indica-se que você marque o tempo em um metrônomo, uma mão faz uma das "vozes", e a outra mão, a outra "voz" (batendo numa mesa, por exemplo), criando assim a independência necessária para o estudo ao piano. Os exercícios vão ficando mais difíceis gradativamente, e você vai progredindo, fazendo com que torne-se mais natural com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário