Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Olimpíadas Culturais DIJUVASI - 2011

Neste post, comentei que havia ficado de coordenar a UJ para a olimpíada cultural deste ano. Não é uma tarefa muito fácil, pois lidar com pessoas sempre é complicado. Existem divergências de idéias (o que é normal) e o mais complicado é consegui conciliar horários.


Jovens que participaram do Coral e Vocais
O Coral ganhou premio de "músico/performance destaque"
Parabéns a todos os envolvidos pelo empenho!!!



Organização: Por traz das cortinas

Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Christian (alemão) e ao Tiago, ambos trabalharam com muito afinco. Tivemos várias reuniões para criação de arranjos, gravação de idéias e etc, coisa que muitas vezes não aparece para o restante da galera e muito menos para os jurados. Foram 3 noites para criar os arranjos e amadurecer idéias (fora as tardes escrevendo partituras e gravando ideias), bem como pensar na forma de organizar os músicos e coralistas para obter o melhor desempenho possível.

Houve um grande esforço em compor arranjos, principalmente para a música "Ao meu lado", afim de tentar incluir o maior número de jovens possível na apresentação.

Coral: O Arranjo coral foi composto por Josias Diego Martins e Christian Schunke. Ele foi adaptado e remodelado diversas vezes, inclusive durante os ensaios, para facilitar a compreensão por parte do coral, que obviamente, não é profissional. A partitura que tenho em casa deste arranjo está toda rabiscada, e inclusive bem desatualizada.

Piano: O arranjo para piano ainda está, unicamente, na minha cabeça. Não gerei partitura para piano. A falta de tempo não permitiu este "luxo", o que acaba sendo muito ruim, pois no futuro será mais complicado executar a obra da mesma forma.

Guitarra, baixo e bateria: O arranjamento destes instrumentos foram basicamente concebidos pelo Christian, junto com quem toca cada instrumento. Ele tinha uma ideia de como gostaria que a música soa-se, desta forma facilitou a criação dos arranjos.

Teclado: O teclado não tem muito mistério. Parte do arranjamento foi feito pelo Christian e eu (Josias), junto com o Fábio, que fez adaptações. Basicamente idealizamos apenas o início da música e um trecho que deveria ser utilizado na segunda parte, mas foi cortado. O restante foi Fábio que fez.

Ainda sobre o teclado. O arranjo que foi "cortado" da música, na realidade era uma ideia simples que poderia ser utilizada com quarteto de cordas. Porém, devido a quantidade de instrumentos e o coral, iria aumentar muito a complexidade frente a regulagem de som. Acabamos decidindo por cortar este arranjo para facilitar as coisas.


Ensaios

Foram muitos ensaios, inclusive em feriado, a noite após os cultos de sábado. Foi muito cansativo, mas valeu a pena.

Todos se engajaram para que tudo desse certo, e principalmente, agradecemos aos coralistas que tiveram muita boa vontade, principalmente devido à mudanças de última hora e re-arranjamentos que ocorreram durante o decorrer dos ensaios.

A apresentação

Todos estavam ansiosos e nervosos no dia. Normal, as músicas eram complexas, as expectativas grandes, e o medo de errar e ter um som mal regulado era enorme.

Felizmente, não ocorreram erros muito perceptíveis, em ambas as músicas, porém, a regulagem de som ficou péssima, o que acabou prejudicando ambas as músicas, principalmente a "Ao meu lado".

Quem quiser curtir as músicas, seguem as gravações abaixo.
Para que consigam escutar direito, é interessante o uso de bons fones de ouvido ou um bom equipamento de som. Eu escutei no Home Theater da sala, e deu para escutar melhor que no fone ou nos auto-falantes do note.

Todos estão de parabéns pelo empenho e envolvimento. Se apenas uma pessoa que fosse falha-se, as músicas não funcionariam. Quem já cantou ou trabalha com coral/orquestras, sabe bem como é. Um instrumentista tocando ou cantando errado pode destruir um trecho de uma obra. Quando trabalhamos com pessoas que não são profissionais, nisto eu me incluo também, é complicado cobrar "perfeição", temos de lapidar o talento de cada um e tentar extrair o melhor possível dos envolvidos, e realmente, todos estão de parabéns.


Guarda de Israel


Violão: Tiago Oliveira e Christian Schunke
Vocal: Tiago Oliveira, Christian Schunke, Gabriela Oliveira
Contra-baixo: Diego Oliveira
Piano: Josias D. Martins
Bateria: Guilherme Hiller
Egg: Fábio Schunke



Ao meu lado


Violão: Christian Schunke
Vocal: Christian Schunke
Guitarra: Tiago Oliveira
Contra-baixo: Roger Kleeman
Teclado: Fábio Schunke
Piano: Josias D. Martins
Coral: 
         Sopranos: Gabriela, Carol, Daniele e Evelyn
         Contralto/Sopranos 2: Patrícia, Marilene, Pâmela, Ingrid
        Tenores: Diego Oliveira, Diego Reinheimmer, Josias
        Baixos: Edgar, Fábio, Kevin



Peço desculpas caso tenha sido ríspido em algum momento, pois realmente estávamos com o tempo curto e foi um pouco complicado gerenciar isto. O meses de setembro e outubro foram recheados de cultos cantate e eventos musicais, o que acabou enchendo a agenda e complicando a organização.

2 comentários:

  1. Josias
    Ficou ótimo!!

    Que Deus continue abençoando o trabalho de todos!!
    Parabéns!!
    Lene

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns,valeu pela participação de todos. Maravilhoso o trabalho de vocês mostrou um amadurecimento muito grande . Apresentem na igreja para que todos possam assistir. Apresentem mais vezes não uma vez só. Coisas bonitas devem ser vistas mais vezes. valorizem o trabalho de vocês.

    ResponderExcluir