Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Progresso dos estudos


As férias da faculdade estão terminando, a correria para aprovação do FIES continua, e a burocracia só aumenta. Em meio a isto, continuo lentamente estudando e dando continuidade a montagem do repertório.


Na última semana me foquei em uma reanalise da Sonata n10 de Beethoven. O segundo movimento está praticamente completo e creio que até o final do mês devo conseguir executa-lo praticamente “de memória”, e quem sabe até fazer uma gravação dele.



Revisões:

No momento tenho dedicado mais tempo é na revisão do primeiro movimento da referida Sonata n° 10, e na Op 66 (Fantasie impromptu) de Chopin.

Esta última é uma obra complexa, e muito bela. Exige bastante técnica por parte do interprete a fim de conseguir mantê-la sempre leve, e ainda assim destacar trechos específicos. A densidade da obra traz um grande desafio, pois você tende a deixa-la embolada e pesada/forte, o que não é a ideia geral da obra. Com certeza a tonalidade da mesma favorece isto, e realmente alguns trechos que abusam de harmonias menores e mesmo diminutas criam uma tensão harmônica muito grande, mas deve-se cuidar para não exagerar nisto e perder a "leveza". Basicamente é isto que estou trabalhando no momento, antes de liberar uma gravação desta obra.

Quanto a Sonata, estou trabalhando em uma interpretação mais "própria". Estou tentando deixar a “minha cara” nela, sem destruir a obra, saindo um pouco da rigidez das notas. está ficando melhor, mas ainda não consegui o resultado que quero. Este processo de estudo de interpretação é sempre a parte mais complexa, pois naturalmente quando você estuda a obra não percebe certas nuances, sendo necessário muitas vezes gravar a obra para escutar posteriormente e perceber onde deve melhorar. Fico pensando como era complicado nos tempos antigos hehehe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário