Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

IMSLP - Biblioteca de Partituras de domínio público.

O IMSLP é um site que completa 6 asnos de existência. Seus ideais e principios são nobres, distribuir partituras de forma livre e gratuita, afinal de contas, grande parte das obras eruditas são de domínio público. Porém, infelizmente isto não se aplica as edições e revisões.




Abaixo, segue uma descrição copiada do próprio site:


"...O IMSLP tenta criar uma biblioteca virtual que contenha todas as partituras de domínio público, bem como partituras de compositores que desejem compartilhar as suas músicas com o mundo gratuitamente. Você pode ler a lista completa de objectivos que o IMSLP tentará alcançar.
O IMSLP também encoraja a troca de idéias musicais, tanto na criação de trabalhos musicais como na análise de trabalhos existentes. Por isso, sinta-se à vontade para criar/editar uma página com a sua análise de uma peça particular..."

Como assim, partituras de domínio público?

Isto mesmo. Como falei antes, as partituras que chegam em nossas mão foram revisadas e impressas por algum gráfica/editora.

A maioria das partituras compradas nas lojas passam por alguma revisão, podemos ver o nome do revisor no topo destas partituras, normalmente a direita:

Sublinhado em vermelho, você pode verificar o revisor

Este revisor normalmente é algum estudioso/mestre na obra do compositor em questão. Ele faz correções e adiciona comentários a partitura, que facilitam o entendimento do interprete.


Como assim, correções?

O computador só existe a algumas décadas, e popularizou-se a menos de duas décadas. Os softwares para edição de partitura são relativamente novos, e as antigas prensas mecânicas não eram preparadas para imprimir partituras. Desta forma, as partituras eram escritas e copiadas a mão.


Veja uma partitura original de Beethoven:


É fácil compreender a causa de divergências entre edições. Muitas obras originais são assim, rasuradas, riscadas, modificadas. De forma que muitas vezes já na primeira cópia feita pelo copista, ocorriam alterações acidentais.

Desta forma existem pessoas que estudam profundamente a obra de cada um destes compositores, de forma a entender o seu método de composição, a sua forma, o seu estilo. Estas pessoas conseguem, até certo ponto, dizer o que o compositor estaria pensando num determinado trecho obscuro da obra.

Basicamente, é isto que você paga quando compra uma partitura. O trabalho de revisão feito por um mestre.


Partituras livres

Muitas partituras já saíram do tempo de vigência dos direitos de autor. E justamente são estas que você irá encontrar no IMSLP.

Não significa que, por elas serem muitas vezes antigas, sejam ruins, pelo contrario, as diferenças devem ser relativamente sutis, muitas vezes não valendo a pena a compra de uma partitura com nova revisão.

Neste caso, se você é estudante de música, é sempre interessante possuir ao menos três versões diferentes para comparar, nisto o IMSLP poderá ajudar, e a biblioteca de uma faculdade de música, que contenha materiais atualizados.

3 comentários:

  1. Estou fazendo uma pesquisa para a área de acervo digital de partituras, (tbm toco piano mas escolhi outra área para atuar, a biblioteconomia) e o meu foco é a organização/busca de partituras nesse meio eletrônico, o IMSLP. Seu texto foi um tanto bem esclarecedor no aspecto do ISMLP!
    PS.: e sim, todo músico, mais principalmente pianistas que escolhem outro campo de estudo, geralmente têm dificuldade em deixar o piano, o bom é que a gente alinhar o nosso campo escolhido com a música, acaba que engrandecendo aspectos relativos à mesma<<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários. E realmente, acredito muito nisto. Devemos lembrar que muito do que temos hoje se deve a músicos trabalhando em áreas diferentes. Muito da tecnologia de DSP em eletrônica Digital teve seu desenvolvimento acelerado por conta de instrumentos musicais, onde muitos dos envolvidos eram músicos em seu tempo vago. Com certeza, temos casos parecidos em áreas como biblioteconomia, uma vez que nada adianta termos música e não termos formas claras e organizadas de acessar ao material, e neste ponto podemos estender a própria distribuição digital e modelos modernos de edição e escrita. Interessante saber que temos pessoas preocupadas com a organização e busca de materiais no meio eletrônico, quem sabe teremos um agregador/motor de busca para partituras no futuro? Pois ainda é complicado encontrar a partitura correta na internet, por vezes são algumas horas para encontra-la.

      Excluir
    2. Então, há mesmo! Até porque já pesquisei sobre sites bons e frees para download de partituras e no quesito acesso, o imslp é muito bom e o acervo tbm, visto que há zilhões de obras, coisa que vai de encontro aos objetivos do criador do site. Para essa ideia do motor de busca para partituras dar certo seria necessário profissionais da informação, da tecnologia e da área de música/músicos, quem sabe né, mas por enquanto vou dar uma verificada intensa no imslp, fazer uma pesquisa de usuário e tentar dar uma contribuição.

      Excluir