Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 22 de março de 2011

O fantasma da L.E.R.

As Lesões por Esforço repetitivo, que comumente geram as famosas "Tendinites" são o terror de qualquer instrumentista, principalmente, o Pianista.

Devido a técnica necessária para tocar o piano, muitos pianistas passam por este terror. Isto ocorre por diverços fatores, e ainda não existem estudos finalizados a respeito do problema.

Alguns fatores são:


  • Ma postura frente ao instrumento
  • Tensão nas regiões do pulso e ombros
  • Musculatura em geral sem preparo suficiente para executar aquilo que é exigido
  • Movimentos repetitivos por longos períodos de tempo


Destes pontos, os três primeiros podem ser cuidados com certa facilidade.


Postura e tensão:

A postura frente ao piano é importantíssima. E vale também para o computador.
Você deve estar com as costas retas, pés bem apoiados no chão, os cotovelos devem conseguir formar um ângulo de 90º, mantendo os pulsos suspensos e "retos".

Quanto as mãos, largue o braço ao lado do corpo, e relaxe a mão. Observe que sua mão irá ficar como se vocês segurasse uma "bolinha" (certo, está mais para uma manga [fruta] hehe). Basicamente, assim deve ficar sua mão ao teclado do piano mantendo sempre o pulso relaxado e flexível e as mãos em posição natural, para facilitar o momento de pressionar uma tecla.

Lembre-se, estamos em busca de otimização. Se vocês gasta energia em excesso para fazer algo, temos um problema. Quanto menos energia você desprender, melhor, quando menor a força exercída para realizar a mesma coisa, melhor.


Exercícios e músculos:

Ao tocar piano, você também utiliza músculos. Sendo assim, você precisa fortalecer estes músculos, da mesma forma que você faz em uma academia com os demais músculos do corpo.
Não dá para querer correr uma maratona sem preparo físico, assim como é inconscebível você querer tocar a Sonata nº 32 de Beethoven sem ter o devído preparo.

Existem pessoas que possuem facilidade de memorização e gravação de movimentos, e ai que mora o problema.
Lembro-me que um dos meus ex-professores era um destes. Em menos de um ano estudando piano contam que ele já tocava a Sonata Patética de Beethoven, completa e de forma impecável. Porém, ele contou-me certa vez que isto custou-lhe alguns meses parado por conta de uma tendiníte, pois apesar de ter a facilidade de gravar os movimentos para uma execução rápida e precisa, ainda não possuía a musculatura forte o suficiente para executar tal trabalho.

Então, o segredo é, pés no chão e uma evolução gradual.

Que tipo de exercícios fazer?

Basicamente, aqueles mais chatos.
Infelizmente não existe outra forma, você precisa dispor de pelo menos 20 minutos do seu dia para fazer escalas, e as séries de exercícios do Hanon e Czerny.

Este tipo de exercício é como musculação. Eles irão fortalecer sua musculatura e ensinar, aos poucos, o seu cérebro como deve comandar os músculos e tendões da melhor forma possível.

Faça estes exercícios DEVAGAR. O mais lentamente possível, cuidando todos os ítens anteriores (postura, tensão no pulso/ombro e a flexibilidade do pulso) . Com o tempo, você pode ir acelerando, até atingir a velocidade informada no seu livro. O ideal, para o iniciante é ter um professor que lhe oriente. NÃO FAÇA ISTO SOZINHO, pois você pode vir a criar vícios, que no futuro serão difíceis de serem corrigidos, e podem causar lesões irreparáveis.

Após os exercícios técnicos, faça uma pausa de pelo menos 10 minutos e parta o estudo das músicas.

E lembre-se, você nunca deve sentir dor ou tensão ao executar qualquer obra. Caso isto ocorra, pare tudo e revise sua técnica, alguma coisa está errada. Busque ajuda de um profissional (professor de piano) e um médico, caso as dores apareçam. É melhor previnir o problema, do que depois precisar colocar um gesso no braço e tomar anti-inflamatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário