Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 8 de março de 2011

João Carlos Martins

Sábado, dia 26/02/2011

Este dia fica guardado em minha memória, como o dia em que vi um ícone do Piano Brasileiro, regendo sua Orquestra Bachiana.

João Carlos Martins, foi um dos maiores pianistas do mundo, tendo gravado a obra completa de J. S. Bach para "teclado", e sendo considerado um dos maiores interpretes do mesmo.

Dizem, que ele executava todo o Cravo Bem Temperado decor, todas as manhãs, e francamente, eu acredito hehehe.

Este incrível músico passou pelo "terror" dos pianistas. Em um acidente durante um jogo de futebol teve seu braço direito perfurado por uma pedra, danificando músculos e nervos, o que fez com que fosse necessário submeter-se a uma série de intervenções cirúrgicas, e praticamente um ano de fisioterapia.

Após a recuperação, voltou com "força total", porém alguns anos depois, todo o esforço e estudo cobrou seu preço, novamente teve problemas com a mão, tendo de afastar-se do piano.

Após 7 anos afastado, voltou a estudar/tocar, e re-estreou no Carnegie Hall, com todos os 2500 lugares vendidos, e mais 300 lugares no palco. Mas infelizmente, vários anós após a re-estreia, começou a ter problemas novamente devido a LER.

Neste ponto, parou novamente. Porém logo após um pequeno tempo, recuperou-se o suficiente para concluir a gravação das obras de Bach. As gravações seriam na Bulgária. Conseguindo tocar por apenas meia hora, o pianista fez as gravações aos poucos. Faltando apenas 2 CD's para concluir a gravação, ele recebeu uma pancada na cabeça durante um assalto, que deixara graves seqüelas, entre elas, a perda dos movimentos da mão direita.

Após muita fisioterapia, João Carlos Martins conseguiu voltar a sua forma de outrora, percorrendo as 88 teclas do piano em 9 segundos (ida e volta) com ambas as mãos. Conseguiu concluir a gravação de TODA a obra de Bach para "teclado", porém, começou a ter espasmos na mão direita no momento que falava.

Os espasmos foram piorando, e após muitos exames, chegaram a conclusão que seu cérebro alocara parte da região da fala para movimentar a mão direita, e por isto ocorriam os espasmos. A solução para acabar com a dor, seria uma cirurgia que cortaria o nervo Ulnar. Neste caso, ele nunca mais poderia tocar piano.

Ainda, ele viria a descobrir que, se dobrase o dedo número 3, junto a palma da mão, conseguiria efetuar movimentos com a mão direita, mesmo sem o nervo Ulnar. Neste ponto, ele ainda gravou obras de Haydn e Mozart. Mas o estado dos musculos não era bom, e logo não conseguia mais mexer a mão.

Após algum tempo, re-estudou todas as obras e transcreveu-as para a mão esquerda, sendo assim um dos poucos pianistas a tocar a obra de Bach com apenas uma das mãos, seguiu firme apenas com a mão esquerda, até que a LER atacou-a assim como fez com a mão direita.

Não deixando-se vencer/abater estudou regência, e colocou todo seu conhecimento e genialidade frente a uma orquestra, tornando-se um magnífico maestro.

Para mim, João Carlos Martins é um grande exemplo do que a força de vontade pode fazer na vida de uma pessoa.

A palavra chave é: Não desista nunca.


Abaixo, uma gravação da 5ª Sinfonia de Beethoven, em alta definição e com ótima qualidade de som. (Coloque bons fones :)



OBS: Teclado, pois boa parte da obra de Bach foi composta originalmente para Cravo, a mesma acaba sendo executada em Orgão e Piano, além do Cravo, sendo assim, referimo-nos de forma mais genérica.



Fonte de pesquisa:
A Saga das Mãos - Biografia de João Carlos Martins, vale a pena ler este livro
Wikipedia - João Carlos Martins
Informações passadas por ex-professores do instituto de música

Nenhum comentário:

Postar um comentário