Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 7 de março de 2011

De volta ao piano

Bom, fazem 4 anos que não chego perto do piano para estudos.

Os últimos anos foram intensos, um tanto complicados eu diria. Muitas coisas ocorreram em minha vida, como por exemplo, a saída do Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo (conhecido como Canarinhos, por aqui), onde fazia aulas de piano, e as vezes acompanhava o Coro.

No instituto, foi onde conheci os dois melhores professores que tive em minha vida, Márcio Buzatto, hoje um grande maestro, e Jessé Martins, que iniciou uma brilhante carreira internacional após concluir sua graduação na UFRGS.

Tive o grande prazer de ser aluno de ambos, antes de terem ingressado na faculdade. Com o Jessé ainda tive aulas por mais ou menos um ano após seu ingresso, tendo abandonado as aulas devido ao trágico fim do Instituto dos Meninos Cantores (o instituto não terminou, mas já não é mais como outrora, mas isto, é conversa para outro post).

Basicamente, estes dois professores que foram responsáveis, não pelo meu abandono, mas sim pelo meu retorno e por tudo o que guardei referente ao piano nos últimos anos (para não dizer década).

Este ano, no meio dele, fecha exatamente uma década que havia iniciado meus estudos de piano, e deve fechar uns 4 anos ou mais que não encosto no instrumento para estudos.

Mas, espero que este período tenha passado.

Hoje com maior maturidade física, psicológica e mental, espero retornar ao piano. Não para ser concertista, pois já é meio tarde para isto e estou noutro caminho (Engenharia), mas sim, para realização pessoal.

Meu tempo médio de estudo diário deve ser de 50 minutos, sendo que nos momentos vagos pretendo ler e estudar as partituras (longe do piano, devido ao trabalho), o que deve auxiliar muito na retomada da leitura de notas e memorização, otimizando assim o pouco tempo que disponho para ficar frente ao piano.

Iniciei meu estudo separando-o em três partes:

(1) Técnica:

Escalas - Dó, Sól e Ré (maior, inicialmente)
Hanon - 1 ao 5

(2) Estudos:
Cramer (Von Bülow) - Nº 1
- 50% concluído, notas lidas e decoradas.
Cramer (Von Bülow) - Nº 7
- Iniciado a leitura das notas.

(3) Músicas:

Chopin: Valsa Op 69 n1
Beethoven: Sonata Op 49 n2
Bach: Invenção n1

(3.1) Para uso na igreja:
Ordem Litúrgica Luterana para Orgão (adaptando os baixos, que são para pedaleira)


Conforme for avançando nos estudos, vou postando.


2 comentários:

  1. Parabéns por compartilhar conosco suas dicas. Elas estão sendo valiosas e estimulantes para eu montar meu plano de retorno ao piano também!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por compartilhar conosco suas dicas. Elas estão sendo valiosas e estimulantes para eu montar meu plano de retorno ao piano também!

    ResponderExcluir