Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






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quinta-feira, 17 de março de 2011

A Sonata

As sonatas do período barroco diferem-se quanto a sua forma das Sonatas do período clássico.

O nome sonata deriva de "canção que deve soar",  tendo surgido por volta dos séculos 15-16, onde a forma de música mais comum era a cantata, que, como o nome sugere, era cantada.

Com a evolução dos instrumentos musicais, teve início uma crescente "substituição" das vozes por instrumentos, fazendo assim com que começassem a surgir os primeiros grupos de cordas. Em meados do século 16 era comum a utilização de um instrumento mais grave, o baixo para dar base a harmonia, enquanto os demais instrumentos preenchiam-na, dando maior coerência a sonata. Neste ponto as obras já  demonstravam uma forma bem definida.

Neste momento, o violino atinge o posto de instrumento solista, e as obras passam a tornarem-se mais complexas, porém, sem uma forma realmente definida. Qualquer obra tocada por instrumentos (e unicamente por eles), era chamada de canzoni da sonar, que posteriormente veio a ser conhecida por sonata.

A Sonata Clássica

Com o tempo, mais instrumentos começaram a ser criados e melhorados, surgindo toda uma gama de novos instrumentos como o Cravo, por exemplo. Neste ponto a forma sonata já estaria desenvolvida, junto a outras formas como o rondó e o minuetto por exemplo, já muito utilizados.

Os compositores do final do período barroco e todos os que vieram posteriormente, passaram a adotar estas formas para composição de suas sonatas e inclusive como esqueleto/base de muitas sinfonias. Desta forma, uma sonata clássica pode ser formada da seguinte forma:

  • Primeiro Movimento: Allegro - Seguindo a Forma Sonata
  • Segundo Movimento: Adágio - Tema livre com variações
  • Terceiro Movimento: Allegro ma non tropo - Seguindo a forma de um Rondó

Sendo que, o compositor está livre para criar, podendo utilizar um Minuetto no lugar do Rondó, ou mesmo criar uma Sonata com apenas dois movimentos, como é o caso da Sonata Op 49 nº 2 de Beethoven, que é composta por um primeiro movimento na forma sonata, e um segundo movimento como um minuetto.

A Forma Sonata


A forma sonata é composta da seguinte forma:

  • Exposição temática
  • Desenvolvimento
  • Re-exposição temática
  • Coda (quando existe)
Ainda podemos "destrinchar" mais isto, chegando ao seguinte:

  • Exposição temática
  • - Tema A e Tema B
  • Desenvolvimento
  • - Desenvolvimento (onde o compositor mostra seu virtuosismo e erudição), falsa re-exposição temática e cadência
  • Re-exposição temática (Tema A e Tema B, porém, o Tema B torna-se "submisso" ao Tema A)
  • Coda (quando existe)

Os temas normalmente conversam entre si, formando um diálogo único, que somente será resolvido ao final do movimento. Este "diálogo" é o coração da sonata, e é ele quem norteia o andamento da mesma.

Para simplificar, podemos fazer a seguinte comparação:

Pessoa A expõe sua idéia, Pessoa B, expõe sua idéia, Pessoa A e Pessoa B desenvolvem seus pontos de vista, algumas vezes, re-expondo suas idéias de forma diferente afim de tentar convencer a outra, por fim terminando o desenvolvimento das idéias, a Pessoa A expõe novamente seus motivos, e a Pessoa B, já "submissa" a Pessoa A, expõe os seus com uma certa inclinação as idéias da Pessoa A, finalizando a conversa.

Segundo movimento


O segundo movimento, o autor pode optar por um andamento adagio, utilizando um estilo livre de "tema com variações"

Neste caso, o compositor expõe um tema, e irá variando-o no decorrer do movimento, sempre expondo-o de forma diferente.
 Podemos perceber facilmente este tipo de composições na obra WoO 78 ("God save the king"), um das obras dos tempos de estudo de L. V. Beethoven.

Terceiro Movimento


Pode-se utilizar um rondó para o terceiro movimento, que segue a forma abaixo:
  • Tema A
  • Tema B
  • Tema A
  • Tema C
  • Tema A
Sendo que entre cada exposição temática, existe um pequeno desenvolvimento que visa ligar os temas, uns aos outros.

Sonatas com quatro movimentos:

No caso das sonatas com Quatro movimentos, pode-se adotar a seguinte estrutura:

  • Primeiro Movimento: Forma Sonata
  • Segundo Movimento: Tema com variações
  • Terceiro Movimento: Minuetto e Trio
  • Quarto Movimento: Rondó

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